Rute - De Estrangeira a serva do Redentor.

29/10/2018

➡CONTEXTO HISTÓRICO.

A tocante história de Rute situa-se no quadro do declínio de Israel, no fim do período dos Juízes. É possível que tenha sido Samuel, em 400 a.C., o escolhido para escrever esta curta narração, no momento em que Davi recebia a unção real, visto que o autor tem o cuidado de estabelecer a ligação genealógica entre Rute e o grande chefe de Israel.

O período de Juízes foi de turbulência e inquietação. Inveja entre as tribos e opressões estrangeiras enfraqueceram os israelitas politicamente, e a idolatria solapou a força moral do povo que experimentara o poder de Deus no período do Êxodo.

Os moabitas eram pagãos porque descendiam do relacionamento incestuoso de Ló e suas filhas (Gn 19:30-38) e, por conta do aspecto religioso, não tratavam os judeus muito bem.

A primogênita deu a luz a um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas de hoje.A menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos amonitas de hoje"

(Gênesis 19,30-38)

Os profetas anunciaram claramente o julgamento de Deus contra os moabitas, inimigos perpétuos de Israel (IS 15-7-1-9)

➡NOME DOS PERSONAGENS E BREVE DESCRIÇÃO SOBRE ELES.

Elimeleque ("meu Deus é Rei" ou o "Senhor é Rei", "é Deus quem comanda" ou ainda "o Pai dos reis" 1:2): Marido de Noemi, pai de Malom e Quilion, Sogro de Orfa e Rute. Era efrateu de Belém de Judá. Morreu antes de seus filhos casarem, deixando assim Noemi sozinha com seus filhos.

Noemi (Doçura, beleza - 1:2): Esposa de Elimeleque, Mãe de Malon e Quilion, sogra de Orfa e Rute. Era efratéia de Belém de Judá. Ficou viúva antes de seus filhos casarem. Depois perdeu seus dois filhos ficando assim sozinha com as noras. Mara (Amarga, tristeza) - (1:20)

Malom (doentio - 1:2): filho de Elimeleque e Noemi. Era efrateu de Belém de Judá. Casou-se com Rute quando completou dez anos que moravam nas terras de Moabe.

Quilion (definhante - 1:2): filho de Elimeleque e Noemi. Era efrateu de Belém de Judá. Casou-se com Orfa quando completou dez anos que moravam nas terras de Moabe.

Orfa (Pescoço ou juba, gazela ou gamo (inconstância ou orgulhosa) - 1:4): Moabita, casou-se com Quilion tornando-se assim nora de Elimeleque e Noemi. Ficou viúva e voltou a morar na sua terra natal quando a fome cessou.

Rute (amiga, companheira, "aquela que é bela de ser ver" - 1:4): Moabita, casou-se com Malom tornando-se assim nora de Elimeleque e Noemi. Ficou viúva e não voltou a morar na sua terra natal quando a fome cessou. Ficou com sua sogra Rute.

Boaz (Rapidez - 2:1): Homem rico e influente, pertencente ao clã de Elimeleque (marido de Noemi/Mara)

Resgatador da cidade (4:1): Outro membro do clã de Elimeleque que também poderia resgatar a situação de Rute.

➡RESUMO DE CADA CAPÍTULO

Capítulo 1: Após uma grande fome em Belém da Judéia, a família de Elimeleque muda-se para as terras de Moabe. Mas logo em seguida, Elimeleque morre. Assim Noemi casa seus dois filhos, Malom e Quilom, com duas moabitas, Orfa e Rute após estar 10 anos nas terras moabitas. As noras de Noemi ficam viúvas também Rute fica sabendo que Deus tocou a terra de Judá e a fome cessou. Então decide voltar para Belém e orienta as noras a voltarem para suas famílias, pois ela está velha e não pode dar mais filhos para elas casarem. Então após muito choro, Orfa decide voltar para sua família e Rute insiste em voltar com a sogra para Belém. Chegando em Belém, Noemi se declara Mara, pois entende que o Senhor tirou toda a sua alegria. Noemi e Rute chegaram em Belém no início da colheita da cevada.

Capitulo 2: Rute encontra os campos de Boaz, homem rico e influente que pertencia ao Clã de Elimeleque. Boaz acha graça em Rute e deixa que ela colha as sobras da colheita. Após saber quem ela é e o que faz de bom para sua sogra, deixa ela ser tratada como sua serva e abençoa com boas sobras e parte da colheita, além e oferecer segurança de vida. Após o dia de trabalho, conta para sua sogra o que aconteceu. Sua sogra aconselha que ela fique no campo de Boaz para não ser molestada.

Capitulo 3: Noemi preocupa-se com o futuro da sua nora então instrui a Rute segundo os costumes judeus para que ela procure seu resgatador: Boaz. Então ela se comporta com uma serva dando a entender que ele pode intervir na sua vida sendo o resgatador da sua vida e estendendo sua capa de Justiça sobre ela. Assim, ninguém a tocará e ela não ficará desprovida de recursos ou guarnição. Mas há outro parente que pode atuar como resgatador, então Boaz irá consulta-lo.

Capítulo 4: Boaz vai até a cidade e fala com outro que pode ser o resgatador. Mas diante de dez testunhas o parente abre mão para que Boaz resgate a terra e tudo o que está nela. Assim para manter o nome do falecido sobre a sua herança e para que o seu nome não desapareça do meio da sua família ou dos registros da cidade, Boaz se casa com a moabita e eles tem um filho de nome Obede, que foi o pai de Jesse, pai de Davi. Rute e Boaz foram os bisavôs de Davi. Assim, os lideres de Israel abençoaram esta família com as seguintes palavras:

Somos testemunhas! Faça o Senhor com essa mulher que está entrando em sua família, como fez com Raquel e Lia, que juntas formaram as tribos de Israel. Seja poderoso em Efrata e ganhe fama em Belém !E com os filhos que o Senhor lhe conceder dessa jovem, seja a sua família como a de Perez, que Tamar deu a Judá! "Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu, e o Senhor concedeu que ela engravidasse e desse à luz um filho. As mulheres disseram a Noemi: "Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel! O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos". Rute 4:11-15

➡VERSÍCULOS OU PASSAGENS DE CADA CAPÍTULO.

Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!

Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! " Rute 1:16,17

Ela se inclinou e, prostrada rosto em terra, exclamou: "Por que achei favor a seus olhos, a ponto de o senhor se importar comigo, uma estrangeira? " Boaz respondeu: "Contaram-me tudo o que você tem feito por sua sogra, depois que você perdeu o marido: como deixou seu pai, sua mãe e sua terra natal para viver com um povo que pouco conhecia. (Rute 2:10,11)

"Quem é você? ", perguntou ele. "Sou sua serva Rute", disse ela. "Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador. " (Rute 3:9)

Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa. (Rute 3:11)

As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: "Noemi tem um filho! " e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi. Rute 4:17

➡QUAL A LIÇÃO?

Disse então Boaz a Rute: "Ouça bem, minha filha, não vá colher noutra lavoura, nem se afaste daqui. Fique com minhas servas. Preste atenção onde os homens estão ceifando, e vá atrás das moças que vão colher. Darei ordem aos rapazes para que não toquem em você. Quando tiver sede, beba da água dos potes que os rapazes encheram". Ela se inclinou e, prostrada rosto em terra, exclamou: "Por que achei favor a seus olhos, a ponto de o senhor se importar comigo, uma estrangeira? " Boaz respondeu: "Contaram-me tudo o que você tem feito por sua sogra, depois que você perdeu o marido: como deixou seu pai, sua mãe e sua terra natal para viver com um povo que pouco conhecia. O Senhor lhe retribua o que você tem feito! Que você seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio! " Rute 2:8-12

Nesta passagem me identifico com minha oração diária a Cristo Jesus, onde minha compreensão limitada não entende porque Ele, em trono de glória e louvor olha para mim e presta atenção nesta sua serva falha, estrangeira, sem marido, sem nada a oferecer de bom. Mas todos os dias vem ao meu encontro me dar todo alimento que necessito para viver de glória em glória. Não esquece nenhum dia de mim. Aqui vejo o seu amor pelo mundo, como está em João 3:16. A tal maneira que ninguém entende. A tal maneira que envolve todo o mundo. E este amor é o que me faz ter amor ao próximo, independente do que ele é. Mas eu amo ao meu próximo porque Ele me amou primeiro e viu em mim o que ninguém mais viu.

➡PROMESSAS DE DEUS E O QUE PRECISO FAZER PARA ALCANÇÁ-LAS

Refúgio em suas asas - preciso procura-lo diariamente.

Não me faltará alimento (espiritual e natural) - Preciso estar sempre perto Dele e das coisas do céu. Virar as costas para o que não me alimenta ou me destrói. E não temer o tempo de privações.

Boas novas e regozijo - mudança de atitude, cultura e purificação da mente. Rute largou tudo o que não agradava a Deus.

Ele sempre está vendo minhas boas obras - não fazer para o homem, nem para mim, mas para agradar ao coração do Pai.

Paternidade - Ele primeiro me aceita e me vê como filho, preciso me ver como Ele me vê.

Serei reconhecida como mulher virtuosa - Servir a Deus de todo o meu coração e declarar seu senhorio na minha vida e agir como serva.

Minha Geração abençoada - Para isso devo estar no propósito do Senhor.

➡CARÁTER DE DEUS.

Resgatador, Pai Amoroso, Adoção em amor, Observador, Grandioso, Fiel, Protetor, Galardoador, Fiel, Escudo forte, Farol nas horas difíceis, Rei dos Reis, Apascentador, Senhor Bondoso, Amável, Condutor, Deus Geracional, Deus de Propósito, Deus presente, Deus que não falha.

➡ ORAÇÃO.

Obrigada Senhor porque o Senhor é pai que adota estrangeiros. Não olha o exterior ou a história, mas olha um coração contrito e disposto a mudar. Sento-me hoje em seus pés e me declaro sua serva para que o Senhor da Seara seja o meu Senhor. Estou aqui para servir como o Senhor determinar. Abro mão de todos as falsas crenças e recebo o ensinamento puro do céu. Assim como Rute, quero aprender a ser mais doce e inteligente nas coisas do seu Reino. Não quero mais duvidar que o Senhor é meu único e suficiente Redentor. Obrigada por me cobrir com sua capa de Justiça e amor. Oro e agradeço em nome de Jesus.


Textos adicionais:

Como entender o comportamento de Rute ao se deitar aos pés de Boaz conforme RT 3.7,8?

Por: Eduardo Araújo

Ser viúva naqueles tempos do Antigo Testamento não era nada fácil! Só para se ter uma ideia, uma viúva não podia contar com fundos de pensão, INSS ou qualquer outra ajuda por parte do governo, senão apenas com a Lei do Levirato (Dt 25.5-10). Haja vista que a viúva de Sarepta (cidade para onde o profeta Elias refugiou-se sob ordem do Senhor) vivia sozinha, padecia necessidade e sua única esperança reservava-se em um milagre realizado através do profeta Elias (1 Rs 17.14 a 16).

Mas e no caso de Rute, que além de viúva era uma moabita, uma representante de um dos povos inimigos de Israel? Além do mais, quando lemos a passagem bíblica na qual a jovem deita-se aos pés de Boaz, estranhamos a conduta da imigrante, uma vez que os costumes dos povos no Oriente Médio de mais de 3 mil anos foge totalmente do que consideramos adequado para os dias atuais.

De acordo com o conteúdo teológico da Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal (CPAD), as viúvas Rute e Noemi só poderiam aguardar tempos difíceis. Por isso, as duas precisavam encontrar na figura do fazendeiro israelita o tão aguardado remidor (parente que se assumia a responsabilidade da família). A Lei do Levirato indicava como solução para evitar o desamparo e a pobreza que a viúva recorresse ao seu cunhado, com o propósito de dar continuidade à descendência do falecido marido.

Quando a sogra Noemi aconselhou Rute a deitar-se na eira aos pés do pretendente, a idosa israelita nada mais fez do que seguir os costumes sociais de sua época e lugar: não se tratava de um ato sedutor, mas era comum um servo deitar-se aos pés de seu senhor e até mesmo compartilhar uma parte de sua coberta. Rute seguiu esse costume, dando a entender que Boaz poderia ser seu remidor familiar - que poderia arranjar alguém para casar com ela ou mesmo contrair núpcias com a moabita. Como se pode observar, era um assunto de família e não uma história romântica que encontramos nos livros e revistas de contos de fadas.

Observação:

No antigo testamento, esse é mais um dos livros que deixam claro que a herança da salvação é para todas as nações, não só para os judeus, pois jesus é da tribo de Judá, mas também é descendente de Rute, que geneticamente, não pertencia a tribo alguma de Israel, mas passou a pertencer somente após casar-se com um israelita.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora