New Crente - por Marcelo Somer

18/10/2018

O novo crente nasceu na Palestina, logo após a aparição de Jesus, antes chamados de seguidores do caminho e posteriormente de cristãos pelos romanos de Antioquia.

Neste tempo o novo crente cria em um messias presente e o que estava acontecendo naquele momento era conflitante com o que ele conhecia na época, o judaísmo.

Este crente era diferente de tudo que ali existia, as 613 leis judaicas já não eram importantes, pois, se estas fossem cumpridas por toda sua vida e no final o judeu se afastasse de uma delas, estaria perdendo sua salvação, era a salvação mediante a lei.

Os novos crentes se reunião aos domingos para falar das boas novas do Reino e ensinar os novos crentes que eram acrescentados todos os dias segundo a promessa Divina.

Eles se ajudavam vendendo tudo o que tinham e cresciam em comunhão; eram perseguidos e queimados como vela, mas ainda assim cresciam; eram expulsos de suas cidades para lugares longe de sua terra, mas ainda cresciam; Apesar de tudo o que acontecia, Deus provia tudo para a sua expansão.

Muito tempo depois virou oficial e o cristão virou religião em Roma, e o que aconteceu até a reforma nos já conhecemos, soberba, orgulho, indulgencias, repressão , etc.

Mas hoje temos uma nova espécie de crente, que vem lotando nossos bancos de igreja, com diversos tipos de teologias, moldadas conforme o gosto do cliente, este é o NEW CRENTE.

Infelizmente as analogias referentes ao novo Crente não são muitas e também não possui uma boa conotação como o que a raiz da palavra crer propõe (Conforme o Dicionário Vine's , a palavra "crer" (pisteuo), significa "[...] também "ser persuadido de", e, por conseguinte, "por a confiança em, confiar". Conforme o Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento , na literatura clássica grega, "[...] Com referência a pessoas, pisteuõ significa "obedecer" [...]".)

Portanto, não há como ser "crente" sem ser "obediente".

O NEW crente está aclimatado ao pecado, não sente mais calafrios e nem é queimado por ele. Convive tranquilamente com as faces do mundo que o rodeia, não é mais diferente do comum, mais do mesmo. Se o mundo todo está fazendo, então não tem problema ou as coisas são assim, vão mudando conforme o tempo.

Eu convivo com muitos Cristãos de muitas igrejas diferentes e tenho notado atitudes que por vezes me chocam, pessoas que conhecem a palavra e mesmo assim tramam contra o irmão, seus pés são ágeis para o mal e suas bocas são cheias de maldição e amargura, como diz o Paulo em Ro 3:14-15.

O NEW Crente não se importa com o teor dos louvores, se ele for palatável aos meus ouvidos está valendo; ele não se preocupa mais com a roupa que usa nos cultos, e quando digo isso, não digo no sentido de beleza e sim de pudor(estive me dois casamentos de outra igreja tradicional, que fiquei chocado com os trajes usados pelas frequentadoras ou convidados, não posso precisar com certeza, onde parecia haver uma competição de vestidos mais decotados e justos, tudo isso dentro de um templo erguido para o senhor), pois uma irmã que usa roupas decotadas ou muito justas, não estaria em "tese" pecando, mas quando chama a atenção de um irmão que na sua fraqueza, vem a deseja-la mesmo que por um período curto, o expõe ao pecado, sendo assim, esta torna-se pedra de tropeço. Voltando a Paulo, tudo me é licito, mas nem tudo me convém ou edifica.

O NEW crente não vive mais em comunidades e sim em grupos de whatsapp, enganando-se ao achar que possui e ou oferece amizades virtuais, esquece-se da ovelha perdida e ficam próximas as 99, que é muito mais confortável (Não posso deixar de lembrar quantos que estiveram no nosso lado simplesmente desapareceram e ninguém foi ao seu encontro para verificar o motivo do fato!); prefere filmar todo o culto para postar no instagram ou em outras redes sociais, ao invés de ter um encontro do o Pai, falando em encontro, o culto que no seu próprio significado lembra que se adora, presta homenagens ou honra alguém, ficamos preocupados com tudo aquilo que não é culto, sendo afastados do real objetivo do ato em si. (A palavra "culto" deriva do Latim, cultu, e significa adoração ou homenagem a Deus.1 Etimologicamente, o termo latino cultu envolve a raiz colo, colere, que indica "honrar", "cultivar", etc. ) Os principais termos que descrevem o ato/atitude de "culto" são o Hebraico, החָשָׁ (shachah) e o Grego, προσκυνέω (proskuneo). Essas duas palavras e seus derivados correspondem a 80% do uso cúltico bíblico. O primeiro vocábulo, significa "inclinar-se, prostrar-se". A segunda palavra, proskuneo, indica originalmente "abaixar-se para beijar", vindo a indicar "prostrar-se para adorar", "reverenciar", "homenagear", etc.

Satanás é astuto, ligeiro, conhece o pecado como ninguém, pois é pós-doc neste assunto, se ele não consegue te tirar da igreja ele tira a igreja de você, te esvazia quando em comunhão, te sopra aos ouvidos milhares de coisas, aleatórias durante todos os momentos do culto ou mesmo nos momentos de intimidade com Deus.

Você não tem notados que nosso tempo está cada vez mais curto? Não consigo fazer muitas coisas que queria! Ele nos enche de tarefas para nós não temos tempo de qualidade com Deus.

Temos nos contentado com muito pouco do que Deus tem para nós, vivendo das migalhas que caem da mesa do Pai, ao em vez de usufruir da imensa, bondade e graças Divinas.

Em uma perícope da carta de Paulo , fala-se sobre roupas e cabelos de mulheres, e alguns e interpretam como lei uma parte isolada do fato e assim como o tema diz, carta, muitas vezes nos deixamos levar por uma leitura superficial e não lemos como um todo, ninguém lê meia carta de alguém e sabe o que ela queria dizer, portanto, devemos ler todo o texto para entendermos o contexto, não so neste exemplo mais de todos os livros da Bíblia.

Nós devemos e me incluo nisto, nos dedicarmos mais a palavra de Deus. Nas antiguidades as pessoas se reunião em praça pública e liam um livro de tempo em tempo, e assim era passado o conhecimento das escrituras sagradas. Hoje, nos preocupamos se a pregação é longa e se o texto tem um pouco mais de 5 versículos, já começamos a ver bocejos e olhos em meia faze.

Não estamos mais sedentos pela palavra que é viva, que é espada que que separa alma e espírito, juntas e medula e como é belo este texto, separar algo inseparável, ou pelo menos que somente a morte pode os separar, então a espada ou palavra vence a morte antes mesmo de morrermos, quando a lemos e interiorizamos, somos empossados de poderes que só o Pais o têm.

Irmãos, vamos tirar as vendas de nossos olhos e lutar uns pelos outros, precisamos nos preocupar com nosso próximo, mas não nos esquecermos de lutar por nós mesmos também, nesta batalha constante entre carne espirito, que militam constantemente.

Gosto de uma frase citada pelo Past. Marcelo Gomes, que cita o filosofo Niketche , se não me engano, que diz que se andarmos a beira do abismo podemos cair, mas se andarmos longe, não cairemos jamais.

Estamos brincando com a nossa e salvação irmãos, e a dos outros também, brincando com coisas que somos fracos, nascidos de novo não comentem o mesmo erro eternamente.

Nascidos de novo deixam seus mortos enterrarem os seus mortos.

Vamos nascer realmente para não morrermos definitivamente.

Finalmente, fortaleça-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Efésios 6:10-12

Amém!

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora